NOTICIAS | NOTICIAS
PM em Ação: Arma de fogo e munições são apreendidas durante patrulhamento em estrada rural em Santa Terezinha
25 DE JANEIRO DE 2026 - 13:24

Por Simone Nascimento com informações de NPM Santa Terezinha

Durante patrulhamento ostensivo realizado na estrada de acesso à Comunidade P.A. Porto Velho, conhecida como “Grilo”, uma guarnição policial abordou um veículo Fiat Siena, que trafegava pela via. O automóvel era conduzido por um homem que estava sozinho no momento da interceptação.

Ao realizar a busca no interior do veículo, os policiais localizaram uma carabina calibre .22 entre a porta do motorista e o banco. A arma possuía coronha de madeira, não apresentava marca de fabricação aparente, estava municiada, ou seja, pronta para uso, e ocultada sob tecidos.

Durante a continuidade da vistoria, a equipe encontrou ainda 39 munições calibre .22 intactas e uma cápsula deflagrada. Os materiais estavam distribuídos no console da porta e dentro de uma mochila localizada no banco traseiro do automóvel.

Questionado sobre a procedência da arma, o condutor afirmou que o armamento pertenceria a uma indígena residente na aldeia do Kadete, com quem manteria apenas uma relação de amizade. Segundo relatou, ele teria retirado a carabina na localidade do “Grilo” e a transportaria até a referida aldeia.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao envolvido. Conforme registrado, ele não ofereceu resistência e colaborou com a abordagem, não sendo necessário o uso de algemas, em respeito aos preceitos legais e à preservação de sua integridade física.

A arma de fogo e as munições foram apreendidas e encaminhadas à delegacia de polícia para as providências cabíveis. O veículo foi inicialmente retido para averiguação.

Providências

O conduzido foi apresentado à autoridade competente para as medidas legais, sem a utilização de algemas, em razão da ausência de perigo ou resistência, conforme entendimento da Súmula Vinculante nº 11 do Supremo Tribunal Federal. A carabina e as munições foram entregues mediante auto de exibição e apreensão. Já o veículo Fiat Siena foi liberado no local para um condutor devidamente habilitado, indicado pelo próprio conduzido.

EM RESUMO

Arma de fogo calibre .22 municiada foi encontrada escondida dentro de um carro durante patrulhamento em estrada rural. O condutor afirmou que faria o transporte do armamento até uma aldeia indígena. Ele foi preso sem resistência, enquanto a arma e as munições foram apreendidas.

Banner 1
Banner 2
Banner 3

Siga-nos nas redes sociais

Acompanhe a GN Comunicação e receba novidades, vídeos e alertas em primeira mão.

Tem algo para contar? Sua história pode virar notícia! Para contato direto com o jornalista: